A Associação dos Amigos do Porto é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de caráter associativo, que tem por finalidade lutar pela instalação do Porto de Pontal do Paraná. Seu lema é “O Porto de Pontal é urgente. Não dá mais para esperar”.

O Porto – que será de containeres, não de granéis – será implantado na Ponta do Poço, com 16 metros de calado natural, o que o torna um dos mais aptos do Brasil para receber grandes navios. Sua implantação é totalmente privada, sem recursos públicos, mas seu funcionamento pleno irá gerar receita de ICMS em volume impressionante, capaz de sustentar todos os gastos do Governo do Paraná com segurança pública.

Paranaguá não tem mais espaço para crescer, e as demandas do Paraná crescem todos os dias, o que faz com que muitas de nossas riquezas sejam exportadas pelos Portos de Santa Catarina.

Só para ilustrar, com pouco mais da metade do PIB paranaense, Santa Catarina movimenta em seus portos duas vezes e meia mais containeres do que o Paraná.

Isto representa perdas irreparáveis em receita de ICMS sobre movimentação de cargas, além de enormes prejuízos para Pontal do Paraná.

Estima-se que o Porto empregará durante sua construção 1,5 mil trabalhadores, e quando pronto, sua operação vai gerar 1,5 mil empregos diretos e mais de 6 mil indiretos.

Empresas importadoras e exportadoras de todo o mundo irão se instalar em Pontal do Paraná, movimentando a economia do município, estimulando o seu comércio e gerando receitas de ISS que mudarão para sempre a cidade e os balneários de Pontal do Paraná.

Diretoria

Luiz Carlos Mansur – Diretor Presidente

Ercio Luiz Weschenfelder – Diretor Vice-Presidente

Roberto Stelmacki Júnior – Diretor Secretário

Ezequiel Tavares Alves – Diretor Financeiro